Quarta-Feira, 01 de Outubro de 2014. Seja bem-vindo!
 
 
 
O aquecimento global vai
Prejudicar a agricultura ?
Não vai prejudicar a agricultura ?
Já está prejudicando a agricultura !
Informações sobre segurança em unidades armazenadoras

O AUTOR ENG. ÉRICO WEBER ESTÁ ESCREVENDO OUTRA OBRA, DESTA VEZ EM PARCEIRA COM O ENG. CIVIL E DE SEG. DO TRABALHO TIAGO WEBER, SOBRE SEGURANÇA NO TRABALHO NAS UNIDADES DE ARMAZENADORAS DE GRÃOS.

Esta obra será publicada em meados de 2011    
Entre outros, um dos grandes problemas encontrados nas Unidades de Beneficiamento e Armazenagem de grãos, diz respeito à questão da segurança pessoal dos funcionários e dos equipamentos que também estão sujeitos à danos por uso indevido. Muito destes acidentes se deve à falta de treinamento e informação quanto ao uso correto dos equipamento de proteção individual (EPIs) e da correta operação e manutenção dos equipamentos de beneficiamento.

Tem sido inúmeros os casos de acidentes e muitos com perdas de vidas, por choque elétrico, quedas, afogamento na massa de grãos, inclusive de crianças que brincam em tulhas cheias de grãos muitas vezes existentes nas propriedades rurais.

Explosões, morte por asfixia, por falta de oxigênio em poços de elevadores ou de gás tóxico tem sido causa de acidentes com mortes. O livro “Excelência em Segurança em Unidades Armazenadoras de Grãos” que estamos escreveremos e que pretendemos publicar em 2011, vai alertar sobre os riscos e mostrar como prevenir e incentivar a busca do acidente “Zero” e perdas de vida "Zero".

Explosão em Paranaguá - PR


Profissionais que puderem participem dos nossos Cursos, verão que dedicamos um espaço para a questão dos acidentes e serão alertados para com os graves riscos de acidentes e como evitá-los. Projetamos filmes e indicamos medidas que previnem os acidentes, projetamos fotos de vários casos com perdas de vidas e de patrimônio graças a manipulação inadequada de equipamentos sem cuidados preliminares adequados que propiciem a segurança tão desejada. Inclusive poucos equipamentos produzidos no Brasil, como máquinas de limpeza, secadores, sistemas de aeração,  são acompanhados de Manuais. Ao escrever o livro publicado em 2005, "Excelência em Beneficiamento e Armazenagem de Grãos", pensamos na falta de manuais, motivo pelo qual o nosso trabalho está voltado para os detalhes de operação e manutenção dos equipamentos.
As figuras que reproduzimos aqui mostram bem a dimensão dos estragos possíveis e prejuízos materiais e humanos em explosões e o tempo perdido e custo da recuperação de uma unidade que passa por um acidente deste porte. É por este motivo que acreditamos que a nova publicação será outra grande contribuição que estaremos emprestando ao setor da armazenagem. A obra não apenas é importante mas também é urgente. Apenas lamentamos não poder acelerar mais a sua execução.

Os operadores precisam identificar situações de risco e saber como evitá-los, de maneira que os acidentes não ocorram. Levar orientação sobre os procedimentos para a obtenção da Qualidade Total, Tecnologias Limpas, assim como acidentes zero é a proposta desta nova Obra.
----------===========---------
Falta de conhecimento operacional e ações seguras

A foto abaixo mostra um ventilador axial de aspiração do pó ligado ao túnel de uma bateria de silos com a finalidade de renovar o ar na galeria e remover o pó dos grãos em suspensão, um elemento perigoso pois se trata de um produto explosivo dada a sua alta velocidade de queima.

Ventilador axial
 
A seqüência de fotos abaixo mostram aspectos em que ficou um silo Graneileiro fundo "V", da COTRIROSA, na cidade de Santa Rosa, RS. Devido a explosão do pó nas galerias e nos poços dos quais existe um túnel contendo a correia transportadora para a descarga ou a transilagem dos grãos. Nestes túneis, também denominados galerias, se deposita significativa porção de pó e outra tanta quantidade se encontra em suspensão, que é o gás perigoso capaz de explodir contanto que haja uma fonte de calor denominado de ignição.

 


Explosão em Santa Rosa - RS
 
Também são encontrados gases tóxicos gerados pela reação de produtos orgânicos com a umidade do piso ou água acumulada,além da falta de oxigênio e do pó de grãos.

Os gases geralmente mais pesados do que o ar,, permanecem nas partes mais baixa dos poços dos elevadores expulsando para cima o oxigênio do ar que é mais leve. Os operadores quando se encontram nas partes inferiores, desmaiam e por falta de socorro e de oxigênio, podem morrer. O percentual de oxigênio no ar que deveria ser em torno de 21%, pode cair para até 5% ou ainda menos, asfixiando o operador que desce até o local.

Um agravante no caso dos gases como o metano, advindo da compostagem, é que são inodoros e por não possuírem odor, os operadores desconhecem a sua existência, inalam e morrem. Por este motivo, poços de elevadores e galerias devem ser providos de sistema de renovação forçada de ar. O ventilador será ligado antes da decida de operadores ao fundo dos poços dos elevadores e ao fundo da galeria dos silos, para que remova o pó e os gases, renovando os locais com ar puro.

Em alguns casos, temos visto, constatada a demora e o silêncio do funcionário no fundo do poço e a falta de resposta aos chamados, outro colega entra no local pensando em ajudar, e também desmaia e pode morrer.

As Unidades deverão ter ventiladores fixos na parte posterior da unidade, ligado ao túnel, como na figura ao lado, e deve ser ligado trinta minutos antes da entrada dos operadores, e na extremidade oposta, próximo ao local em que se localizam as moegas, as aberturas deverão ser mantidas abertas para a entrada livre e abundante de ar novo facilitando a renovação do ar. Quando da varredura das galerias, o ventilador deverá estar ligado mesmo antes do início do trabalho para remover os gases e o pó em suspensão. O pó de grãos é altamente explosivo, motivo pelo qual as galerias e poços dos elevadores devem estar ao máximo isento de pó.

O pó a ser varrido existente no chão deverá ser levemente umedecido para que não levante e forme volumes de pó seco em suspensão, capaz de entrar em reação química de oxidação e conseqüente explosão de grande gravidade.

Mantenha sempre disponível os nossos telefones (51) 9962.8338 (Érico), ou (55) 9904.6396 (Ilse), e o nosso e-mail: weber@armazenagem.com.br

Exatamente como aceitamos parceiros e os divulgamos no Livro “Excelência em Beneficiamento e Armazenagem de Grãos”, também estamos aceitando parceiros para a nova obra sobre SEGURANÇA NO TRABALHO e QUALIDADE TOTAL. Se a sua Empresa produz ou comercializa produtos para SEGURANÇA, PREVENÇÃO DE ACIDENTES ou OUTROS AFINS, entre em contato conosco, envie seus catálogos inclusive nos autorize utilizar suas figuras na ilustração do livro. Caso possua fotos ilustrativas de acidentes, explosões, casos que queiram relatar de acidentes graves, transcreveremos no livro e, logicamente, citaremos a fonte.

O NOVO LIVRO SERÁ PUBLICADO EM 2009 - SOBRE: “SEGURANÇA DO TRABALHO EM SILOS E QUALIDADE TOTAL”

Tendo em vista os grandes estragos já realizados no Brasil e em muitos outros países do Mundo e para minorar esta situação, o autor, Eng. Érico A. Weber está escrevendo outro livro, para evitar ACIDENTES PESSOAIS, PREJUÍZOS PATRIMONIAIS e principalmente para evitar DOENÇAS e MORTES. Se a sua Empresa é deste ramo, pode apoiar esta obra e ainda levar muita vantagem.

“SEGURANÇA NO TRABALHO e QUALIDADE TOTAL em SILOS”

Se a sua Empresa trabalha em qualquer que seja a área do segurança do trabalho ou da medicina do trabalho, eu quero tê-lo como meu parceiro nesta nova obra que será escrita e publicada no mesmo sistema de parceria utilizada no nosso Livro “Excelência em Beneficiamento e Armazenagem de Grãos”, publicado em 2005. O Livro que vamos escrever, deverá ser um manual que evite acidentes como estes que vemos acima e ao lado. Acidentes podem e devem ser evitados.
Caso ainda não conheça o Livro “Excelência ....”, solicite e receba a obra para que tenha uma idéia do funcionamento da parceria que buscamos com as empresas que atuam na área da Segurança Industrial, Rural e de Unidades Armazenadoras para mostrar seus produtos, receber e publicar textos, ilustrações de acidentes, mostrar equipamentos de segurança para as várias situações de trabalho e apoio financeiros que viabilize a publicação deste NOVO TRABALHO, em 2007.

Entre em contato conosco e anuncie no nosso novo Livro e a sua Empresa terá uma página inteira no Apêndice do Livro para a sua mensagem e desde já manteremos o seu logotipo e o seu link no nosso SITE para que centenas e milhares de visitantes que temos mensalmente conheçam o seu trabalho. Após a publicação do Livro seu link ficará no nosso Portal durante o período de mais um ano sem nenhum custo adicional.

Entre em contato conosco, ainda hoje, para mais informações. Será um bom negócio para a divulgação e a venda dos seus produtos anunciar no nosso próximo Livro “SEGURANÇA NO TRABALHO e QUALIDADE TOTAL em SILOS”, e um inestimável apoio para a publicação desta Obra e um auxílio excepcional aos armazenadores, aos técnicos e especialmente aos operadores das Unidade de Armazenagem pois poucos sabem dos riscos que as máquinas em funcionamento representam, além do pó, dos gases e os risco que a massa de grãos esconde.
Conhecer e divulgar os riscos reais que existem é parte do nosso trabalho, entretanto, o mais importante é mostrar como evitar os acidentes. É o que faremos e indicaremos os produtos dos parceiros para definitivamente acabar com os acidentes na Armazenagem e dar um fim ao roubo de muitas vidas que são perdidas apenas por falta de treinamento e informações seguras.
A figura mostra um operador caminhando sobre os grãos (fig. A) no momento em que um colega abre o registro de descarga no fundo do silo. Neste momento o operador é sugado pela massa de grãos de forma instantânea sem chance de sobreviver, como mostra a outra ilustração (fig. B). Se estivesse amarrado num cabo de segurança certamente evitaria a morte.

 

 

 

 

 

 

 


Nossos Cursos: Realizamos constantemente em toda a área nacional e em vários países latinos, Cursos de 24 horas ou mesmo de 28 horas e nestas oportunidades nós mostramos os produtos dos nossos parceiros e que com o uso dos mesmos evitarão os acidentes.